sexta-feira, 18 de junho de 2010

CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE SERÁ CONSTRUÍDO NA CIDADE DE MOSSORÓ


CENTRO QUE SERÁ CONSTRUÍDO EM TERRENO DOADO PELA UERN DEVE FICAR PRONTO AINDA ESTE ANO E ENTRAR EM FUNCIONAMENTO EM 2011

Com a presença de autoridades das áreas da política e educacional, o governador Iberê Ferreira de Souza assinou no dia 17 de junho de 2010(quinta-feira), no auditório do Instituto Federal de Educação Tecnológica (IFRN) a ordem de serviço para o início das obras de construção do primeiro Centro de Educação Profissional e Tecnológica no Rio Grande do Norte que terá sede em Mossoró.
O termo foi assinado pelo governador, pelo secretário estadual de Educação, Otávio Augusto, pelo secretário-adjunto de Infraestrutura, Fernando Antonio Leal Caldas e por Alexandre Magno Fernandes, diretor da empresa MK Comércio e Construção Ltda. - empresa vencedora do processo de licitação para construção do Centro.
O Centro de Educação Profissional e Tecnológica no RN representa investimento de R$ 5,5 milhões será construído em terreno doado pela Universidade do Estado do Rio Grande (UERN), no bairro Costa e Silva. As obras devem ser iniciadas nos próximos dias e a expectativa, segundo o governador, é de que elas sejam concluídas este ano e que o Centro comece a funcionar em 2011. "Ainda neste ano, o Governo vai fazer concurso para contratação de profissionais e a União já depositou 65 milhões para a construção - que será de responsabilidade do Governo do Estado", afirmou.
Iberê ressaltou a importância dos dez centros profissionalizantes que serão construídos no Estado - resultado de parceria do Governo do Estado com o Ministério da Educação (MEC), através do Programa Federal Brasil Profissionalizado. "É fundamental no mundo de hoje a construção de centros profissionalizantes, pois estamos vivendo um momento importante da economia, de preparação para a Copa do Mundo 2014 que ocorrerá no Brasil e se não tivermos estes centros para formação de profissionais, a situação para as empresas que já estão encontrando dificuldades de encontrar profissionais na área de construção civil, por exemplo, ficará mais difícil", destaca.
Durante a visita a Mossoró, o governador acrescentou que, para a garantia de empregos, os cursos que serão ofertados serão escolhidos de acordo com o local onde o centro será construído, levando em consideração as potencialidades de cada área. Entre as áreas dos cursos estão: turismo e biocombustíveis.
"Os centros vão atender a demanda local e vão proporcionar a elevação da escolaridade e a formação profissional. Eles darão a possibilidade de ampliar as oportunidades para jovens e adultos fazerem formação profissional em diversas áreas. E a vocação de cada região deve ser observada para o desenvolvimento dos cursos", comentou o secretário estadual de Educação.
Otávio Augusto informou que no centro em Mossoró serão ofertados os cursos de: Segurança do Trabalho, Biocombustíveis, Petróleo e Gás e Edificações. "Cada um dos cursos terá carga horária mínima de 2.400 horas, mais 1.200 horas de formação profissional. Será de forma integrada. E para os que já concluíram o Ensino Médio, eles só terão a parte profissionalizante", disse.
A contrapartida do Estado para construção dos dez centros, segundo o secretário de Educação será a manutenção e o pessoal para as unidades de ensino profissionalizante. Profissionais que devem ser contratados em concurso público a ser realizado ainda este ano e nomeados para o próximo ano, para o quadro permanente do Estado.
Os 10 centros profissionalizantes que já foram licitados serão distribuídos nos municípios de Alto do Rodrigues, Natal (no conjunto Parque dos Coqueiros e no bairro Pitimbu), São Gonçalo do Amarante (nos bairros Golandim e Santo Antônio), Tibau, Extremoz e Ceará-Mirim. No total, são 10 centros, em oito municípios de quatro regiões do Estado.
Ainda durante a solenidade de assinatura da ordem de serviço foram anunciadas a reforma e ampliação de 85 escolas de ensino médio no RN.

ESTRUTURA — Cada centro funcionará com seis salas de aula, para 40 alunos por turno, e com capacidade de receber até 7.200 estudantes ao todo. Os cursos oferecidos nas unidades de ensino seguirão a vocação econômica de cada região onde os centros forem implantados, com opções como informática, mineração, turismo e mecânica. O Governo do Estado assegura os recursos humanos - técnicos, administrativos e docentes - para o funcionamento das unidades, além da manutenção da estrutura física.
Atualmente, o único centro profissionalizante do Governo do Estado em funcionamento, com o nome de Jessé Pinto Freire, está sediado em Natal. No Centro Estadual de Educação Profissional Jessé Pinto Freire, na Rua Trairi, Centro, são oferecidos cursos de informática, de biodiagnóstico e na área de gestão de microempresas.

FONTE - GAZETA DO OESTE (30/04/1977), EDITADO EM MOSSORÓ, EDIÇÃO DO DIA 18/06/10(SEXTA-FEIRA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES  NEWS
A SUA ENCICLOPÉDIA DIGITAL, COM 15 BLOGS E 1300 LINKS, CRIADO A 28 DE DEZEMBRO DE 2008, PELO STPM JOTA MARIA, COM A COLABORAÇÃO DE JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA E JOTA JÚNIOR

Quem sou eu

Minha foto
ESTE É O 9º BLOG DO PORTAL OESTE NEWS, CRIADO PELO STPM DA RR PM JOTA MARIA, DA GLORIOSA E AMADA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Minha lista de blogs