terça-feira, 10 de agosto de 2010

DONA VICÊNCIA REZADEIRA COMPLETOU 105 ANOS DE IDADE

FONTE: BLOG PATU NEWS

DONA VICÊNCIA MARIA DA CONCEIÇÃO, 105 ANOS DE IDADE


DONA VICÊNCIA NASCEU NA SERRA DE JOÃO DO VALE


DONA VICÊNCIA AINDA ESTÁ LÚCIDA, APRESENTANDO PEQUENOS LAPSOS DE MEMÓRIA


HAJA FÔLEGO DONA VICÊNCIA, PARA APAGAR 105 VELINHAS


Foi comemorado no último sábado do mês de julho (31/07/2010) aqui na cidade de Patu o aniversário de 105 anos de idade da Senhora VICÊNCIA MARIA DA CONCEIÇÃO, conhecida por "VICÊNCIA REZADEIRA".
O aniversário de dona VICÊNCIA foi comemorado com uma missa em ação de graças celebrada pelo Pe. MARCONI na Capela de Santa Terezinha, a partir das 19:00 horas e logo após os seus filhos ofereceram um jantar na Escola Municipal Raimundo Rocha, para familiares e amigos.
Dona VICÊNCIA nasceu na Serra de João do Vale, localizada entre os municípios de Triunfo Potiguar e Jucurutu, em 19 de julho de 1905. Aos 09 anos ficou orfã de mãe, começando ai uma longa história de dificuldades e sofrimentos.
Aos 37 anos de idade, já casada e mãe de dois filhos e grávida, dona VICÊNCIA resolveu vir a procura de seu pai aqui na cidade de Patu, pois em decorrência da sêca que castigava o sertão nordestino naquela época, seu esposo saiu a procura de trabalho e não mais retornou para casa. Sem condições de criar os dois filhos e ainda grávida, dona VICÊNCIA veio procurar seu pai que tinha vindo morar em Patu. O seu pai morava debaixo de duas pedras, uma espécie de caverna.
Dona VICÊNCIA veio a pé trazendo dois filhos pequenos da Serra de João do Vale até a cidade de Janduís, onde conseguiu uma carona até a cidade de Patu.
Aqui ela encontrou seu pai e passou a morar com ele, seus filhos e a madrasta numa loca de pedras, vindo a dar a luz a uma menina meses depois.
Algum tempo depois dona VICÊNCIA casou-se novamente, indo morar com seu novo esposo no sítio video, zona rural do município de Patu, onde morou por muitos anos com seu esposo, até ficar viúva. Com o novo esposo teve mais oito filhos, perfazendo um total de onze filhos.
Dona VICÊNCIA saiu da zona rural (sítio video) vindo morar na zona urbana de Patu, passando a residir na rua das Cajaranas, no bairro da Estação, onde é bastante conhecida por Dona Vicência Rezadeira. Hoje ela mora entre Natal e Olho D'Água do Borges na companhia de duas filhas, além de ser muito querida por todos os filhos(as) netos(as), bisnetos(as) e tataranetos(as).
A descendência de dona Vicência está assim constituída:
11 filhos(as), sendo que já morreram dois, um com 63 anos de idade e outro com 73 anos;
45 Netos(as);
53 Bisnetos(as) e
09 Tataranetos(as).
Aqui em Patu reside uma filha de dona Vicência, a esposa do Sr. Gabriel, residente no bairro da estação, além netos e bisnetos.

*

Fotos Cedidas por: PEREIRA VÍDEO E FOTOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES  NEWS
A SUA ENCICLOPÉDIA DIGITAL, COM 15 BLOGS E 1300 LINKS, CRIADO A 28 DE DEZEMBRO DE 2008, PELO STPM JOTA MARIA, COM A COLABORAÇÃO DE JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA E JOTA JÚNIOR

Quem sou eu

Minha foto
ESTE É O 9º BLOG DO PORTAL OESTE NEWS, CRIADO PELO STPM DA RR PM JOTA MARIA, DA GLORIOSA E AMADA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Minha lista de blogs